Presidente da IP na webconferência COVID 19 - Do Transporte de Mercadorias à Micrologística Urbana

2020-06-30

Realizou-se hoje, dia 30 de junho, entre as 14h30 e as 16h15, uma webconferência promovida pelo IMT - Instituto da Mobilidade e Transportes, subordinada ao tema "COVID 19 - Do Transporte de Mercadorias à Micrologística Urbana". A sessão contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto de Miranda, e com a intervenção do Presidente da IP, António Laranjo.

A pandemia COVID 19 veio provocar alterações no setor dos transportes e da mobilidade, designadamente no transporte de mercadorias e na logística. As cadeias de abastecimento sofreram profundos constrangimentos causados quer pelas restrições impostas aos diferentes modos de transporte, quer pela reposição dos controlos fronteiriços, que originaram filas e o inerente aumento do número de horas para a chegada ao destino dos veículos de mercadorias.

Neste contexto de mudanças que abalam tanto a sociedade como as organizações, procuram-se novas oportunidades e equilíbrios e emergem novas formas de negócio, que trazem novos desafios e obrigam a repensar a logística devido ao crescimento do comércio online e das entregas ao domicílio a uma escala local com modelos difusos de entrega e custos associados.

O desafio da logística urbana é o de desenvolver a capacidade de servir mais e melhor a sociedade e, em simultâneo, assegurar uma maior sustentabilidade das operações de abastecimento. Para apoiar a resposta a este desafio, o IMT desenvolveu uma proposta de Guião Orientador sobre Logística Urbana que enquadra o contexto das operações logísticas para a recolha e/ou entrega de mercadorias no espaço urbano direcionado para as autoridades públicas, empresas, operadores logísticos e profissionais do setor, apresentando boas práticas fundamentadas na cooperação entre atores.

Os participantes procederam ao seu registo na conferência no seguinte link: https://bit.ly/2ZqK9PE

Foi igualmente disponibilizado no website do IMT, o link que que permitiu assistir à webconferência em: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Paginas/IMTHome.aspx.