Nota do Presidente do Conselho de Administração da IP

2020-08-01

No dia 31 de julho, às 15H26, ocorreu um acidente na Linha do Norte, à saída de Estação de Soure, devido ao embate de um comboio Alfa Pendular, que fazia o percurso Lisboa-Braga, com um Veículo de Conservação de Catenária que se deslocava em direção às instalações de manutenção localizadas em Nelas.

Começo por apresentar as condolências às famílias dos trabalhadores da IP que perderam a vida em sequência deste acidente e agradecer o empenho e rápida resposta dos meios de socorro no local.

A Linha do Norte, em particular este troço, está equipada com sistemas tecnologicamente avançados, dotados de mecanismos modernos de segurança, o que infelizmente não impediu a ocorrência deste acidente.

Iniciámos desde logo uma investigação interna ao acidente e estamos a colaborar ativamente com o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) no apuramento das causas e responsabilidades e agiremos em conformidade com as suas conclusões.

A circulação encontra-se suspensa em ambos os sentidos entre Pombal e Alfarelos, para os trabalhos de limpeza e reparação da infraestrutura, que se iniciaram logo após terminada a retirada de todos os passageiros. Já se iniciou a remoção das composições acidentadas e em simultâneo decorrem também os trabalhos para reabilitação da via e da catenária. Devido à complexidade dos trabalhos ainda não é possível prever quando será restabelecida a circulação na Linha do Norte.

António Laranjo

Presidente do Conselho de Administração da IP