Nas passagens de nível não arrisque

2021-03-25

A Infraestruturas de Portugal e a Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, em parceria com a CM de Vila Franca e a PSP, promovem uma campanha de sensibilização junto dos utilizadores, para os cuidados a ter no atravessamento da Passagem de Nível localizada junto à Estação Ferroviária desta cidade.

Esta campanha de promoção da Segurança dirigida à população, envolve a colocação de cartazes com fotografias de cidadãos de Vila Franca de Xira junto ao local de atravessamento, alertando os seus concidadãos para a necessidade de respeitarem a sinalização e cumprirem as regras de segurança no atravessamento da PN pedonal ali existente.

“A Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira acredita que esta iniciativa de sensibilização, assentando em rostos muito queridos para a comunidade vilafranquense, será eficaz e resultará em mais segurança num espaço crítico da cidade. E se assim for, teremos sido bem-sucedidos.” (João Santos, presidente da Junta de Freguesia).

A notoriedade e reconhecimento destes cidadãos de Vila Franca é essencial para influenciar o comportamento de todos e para transmitir as mensagens sobre os cuidados a ter quando se atravessa a linha.

Em comum o conselho “Nas passagens de nível não arrisque!”. 

Participaram nesta campanha: Sofia Lixa, Amália Rodrigues, José de Carvalho, Vasco Pereira e José Francisco Pereira e David Fernandes da Silva.

Conheça as suas mensagens:

Sofia Lixa, pintora, catequista e jurista.

José de Carvalho, fotógrafo, ex-gerente de banco e Provedor da santa Casa da Misericórdia de Vila Franca.

Amália Rodrigues, fadista.

 José Francisco Pereira, engenheiro agrónomo e elemento do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca
Vasco Pereira, estudante de engenharia e Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.

David Fernandes da Silva, professor, historiador e Cidadão de Mérito Cívico da cidade.

IP investe forte no reforço da Segurança nas Passagens de Nível

Ao longo dos últimos anos, a IP tem investido fortemente na melhoria e reforço das condições de segurança de atravessamento e procedido à supressão de centenas de Passagens de Nível.

No início do ano 2000 o número total de PN era de 2.494. Atualmente, existem 830 Passagens de Nível na Rede Ferroviária Nacional, registando uma redução de cerca de 70%.

A política de supressão e melhoria das condições de segurança nas PN promovida pela Infraestruturas de Portugal, tem contribuído fortemente para a redução da sinistralidade.

Este é um trabalho continuo que requer o emprenho conjugado das várias entidades interessadas, nomeadamente as autarquias dos territórios onde se localizam as PN.

Comparando com os registos dos últimos 20 anos, os valores atuais representam uma redução de cerca de 80% do total de acidentes em PNs. Não obstante os números positivos já alcançados, importa continuar a melhorar a Segurança. 

Com este objetivo foram já traçadas as metas e programadas intervenções de reforço das condições de segurança no atravessamento nas PN. Investimentos que estão já a ser desenvolvidos, no âmbito do Programa Ferrovia2020, e futuros, a ser concretizados ao abrigo do Programa Nacional de Investimentos - PNI2030. 
No seu conjunto, o valor total a investir nos próximos anos em intervenções de Segurança, ascenderá a mais de 230 milhões de euros.