Museu Nacional Ferroviário | Rail Fest - Programa Cultural

2021-06-15

Os municípios do Entroncamento, Águeda e Vila Velha de Rodão acolhem entre junho de 2021 e maio de 2022 o projeto 'Rail Fest - Programa Cultural em Rede', uma viagem pelo património ferroviário.

Sendo 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário (AETF), a programação assenta no conceito da viagem, mais propriamente das viagens de comboio, enquanto atividade humana que cruza territórios, culturas e gerações, abrindo caminhos exploratórios para novas aprendizagens e novas experiências, incluindo atuações de artistas locais e nacionais, num cruzamento de percursos de vida e de influências.

Em Portugal, o AETF assinala-se com diversas iniciativas. Saiba mais AQUI

 

O Museu Nacional Ferroviário (MNF) como parceiro do 'Rail Fest - Programa Cultural em Rede'' acolhe várias atividades:

A 20 de junho, às 14h30, Carlos Vaz Marques inicia uma 'viagem literária', moderando o seminário 'Literatura de Viagem', que tem como convidados três escritores premiados: Raquel Ochoa, Francisco José Viegas e Afonso Cruz - para um Encontro onde o universo do comboio estará em destaque.

Esta atividade destina-se ao público com interesse em viagens e leitura, tendo a duração aproximada de 1 hora  (acompanhada em Língua Gestual Portuguesa).

O evento tem lotação limitada, pelo que é necessária proceder a inscrição através do email ou telefone: cultura@cm-entroncamento.pt ou 249 720 400 (tecla 6).

Às 16h00, será inaugurada a exposição de fotografia A VIAGEM, sobre o 'Comboio de Ferro' da Mauritânia, obra da autoria de Daniel Rodrigues, exposição que estará patente ao público até dia 15 de agosto, podendo ser visitada de terça feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

O 'Comboio de Ferro' (Iron Train) é um dos comboios mais compridos do mundo com cerca de 2,5 quilómetros de comprimento e a linha onde circula faz a ligação entre Nouadhibouh a Zouérat no coração do deserto do Sahara, com uma extensão de 652 quilómetros e uma duração de 20 a 24 horas. Fazer esta viagem é uma jornada épica onde a população, com poucas posses, utiliza o hostil comboio para visitar parentes na terra natal ou transportar mercadorias diversas, como animais vivos.

No seu percurso, Daniel Rodrigues já conquistou vários prémios, destacando-se em 2013 o 1º lugar na categoria Daily Life do World Press Photo, em 2015 o 3º lugar como fotógrafo do ano no POYi, em 2016 o 3º lugar como fotógrafo do ano no NPPA-Best of Photojournalism e em 2017 foi considerado o fotógrafo Ibero-Americano do ano no POY LATAM, entre outros prémios e menções honrosas. 

 

Estão agendadas visitas com Língua Gestual Portuguesa  nos dias 27 de junho, 4, 11 e 18 de julho, às 11h00, mediante inscrição prévia (lotação limitada) através do email cultura@cm-entroncamento.pt ou através do telefone 249 720 400 (tecla 6).

Entre 25 e 27 de junho, o Museu Nacional Ferroviário recebe os artistas Dino D’Santiago, dos 'The Lengendary Tigerman', Susana Travassos e Pedro Dyonysyo numa 'viagem' por vários estilos musicais.

Os espetáculos decorrem no Museu e os bilhetes estão disponíveis para levantamento na Galeria Municipal (Centro Cultural), ou 2h30 antes do espetáculo (caso não esgotem anteriormente). Tendo em conta as limitações, serão apenas disponibilizados quatro bilhetes por pessoa (entrada gratuita e limitação de lugares).

As reservas poderão ser efetuadas para o email cultura@cm-entroncamento.pt ou através do número 249 720 400 (tecla 6) e devem ser levantadas no local do espetáculo até 30 minutos antes do mesmo. Caso não sejam levantadas nesta condição, a reserva fica sem efeito.