Modernização da LInha da Beira Alta

2019-07-26

A Infraestruturas de Portugal lançou no dia 26 de julho o concurso da Empreitada de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada, e procedeu à consignação da obra de modernização do subtroço Guarda – Cerdeira, do troço Guarda - Vilar Formoso, na linha da Beira Alta.
 
Numa cerimónia que se realizou na Estação Ferroviária da Guarda com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, do Coordenador Europeu para o Corredor Atlântico, Carlo Secchi e do Conselho de Administração da IP foi apresentado o projeto de modernização da Linha da Beira Alta.

Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada

O concurso para esta empreitada tem um prazo de execução de 840 dias e um valor base de 66 milhões de euros.
 
Intervenções a executar no âmbito da obra do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão 

  • Intervenção em 34 km de via;
  • Substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1;
  • Alteração do layout da estação de Mortágua para cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração;
  • Remodelação da estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades;
  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
  • Adaptação das instalações fixas de tração elétrica e implementação de RCT+TP;
  • Reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8);
  • Supressão de passagens de nível (Luso e Mortágua) e construção de desnivelamentos. 

Intervenções a executar no âmbito da obra de Construção da Concordância da Mealhada 

  • Construção de ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 km;
  • Construção de Estação Técnica com linha de resguardo com 820 m entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte;
  • Construção de Viaduto ferroviário com cerca de 1 km;
  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
  • Implementação de RCT+TP.

Consignação da Obra do subtroço Guarda – Cerdeira do Troço Guarda - Vilar Formos

A obra consignada no dia 26 de julho representa um investimento no valor de 8,7 milhões de euros com um prazo de execução de 294 dias. 

Intervenções a executar no âmbito desta empreitada: 

  • Requalificação integral da via um troço com 14 quilómetros de extensão;
  • Estabilização da plataforma de via e melhoria do sistema de drenagem;
  • Tratamento e estabilização de taludes;
  • Adaptação das infraestruturas de catenária, de sinalização e de telecomunicações;
  • Instalação do sistema RCT-TP. 

Este conjunto de intervenções são de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.

Corredor Internacional Norte - Modernização da Linha da Beira Alta

Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da Modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046 e ao mesmo tempo aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.
 
A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.
 
No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do norte e centro de Portugal com a Europa por Caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.

Informação adicional

Financiamento comunitário

As empreitadas de modernização do Troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada e da modernização do Subtroço Guarda – Cerdeira do Troço Guarda - Vilar Formoso integram a candidatura "Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

Informação adicional