Melhores acessos na Estação de Benfica

2019-08-01

No dia 2 de agosto entra ao serviço o novo elevador da Estação de Benfica, na Linha de Sintra, que constituirá um novo acesso a sul desta estação.

A construção deste equipamento resulta de um acordo de cooperação celebrado entre a Infraestruturas de Portugal, a CP – Comboios de Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa, tendo como objetivo central melhorar o acesso de pessoas com mobilidade condicionada entre a passagem inferior da Estação de Benfica e a zona do Calhariz (Rua José Augusto Seabra), anteriormente garantido apenas por escadas convencionais, vencendo um desnível de aproximadamente oito metros de altura.

A obra, que teve um investimento associado de 120 mil euros, dá igualmente cumprimento a um requisito legal, beneficiando toda a população residente na zona e que utiliza a passagem inferior da estação como atravessamento urbano.

O elevador, com capacidade para oito pessoas e dimensionado para cadeira de rodas, irá dispor de um sistema de videovigilância no interior da cabine, medida que assegura uma supervisão permanente do equipamento, com monitorização pela Central de Segurança da IP, procurando aumentar o ciclo de vida do equipamento, mitigando eventuais utilizações abusivas e atos de vandalismo.

A Infraestruturas de Portugal integra, desde 2015, o Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais – CCPNE, com quem foi estabelecido um protocolo com o objetivo de, em colaboração com outros parceiros, contribuir para a melhoria das acessibilidades ao caminho-de-ferro por pessoas com mobilidade condicionada.