Medidas de proteção do Lince Ibérico na EN122

2021-01-08

No seguimento das medidas implementadas de proteção do Lince Ibérico, no âmbito do projeto LIFE IBERLINCE, foi concluída a empreitada de colocação de uma rede de vedação na EN122, num troço com cerca de 1,3 quilómetros, localizado no concelho de Mértola, distrito de Beja. O investimento associado foi de cerca de 50 mil euros.

A instalação da vedação ocorreu entre os quilómetros 43,300 e 44,600, tendo esta características específicas que impedem que o animal consiga trepar, sendo complementada por uma rede adicional de reforço que dificulta a passagem dos animais pela zona inferior.

A colocação da vedação foi realizada neste troço específico por se tratar de uma zona de elevada mortalidade desta espécie, cujo estatuto de conservação é de “em perigo (EN)”, de acordo com a classificação atribuída pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Ao mesmo tempo garante-se a melhoria das condições de circulação e de segurança dos utilizadores da via.

 

Trata-se de uma medida complementar às implementadas no passado, com enfoque no controlo da vegetação nas bermas, na colocação de painéis de controlo de velocidade, de sinalização específica alertando para a presença do Lince ibérico, de bandas sonoras e de adaptação de passagens hidráulicas a passagens de fauna. 

Este projeto tem continuidade no novo projeto LIFE LYNXCONNECT, iniciado em setembro de 2020, que se desenvolverá até 2025, no qual a Infraestruturas de Portugal participa em parceria com diversas organizações de Espanha, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

 

Notícias relacionadas:

Atenção ao Lince Ibérico

Reforço de sinalização para evitar atropelamentos de Lince Ibérico