Linha da Beira Baixa - Tratamento anticorrosivo em quatro pontes metálicas

2020-07-29

De acordo com o plano de manutenção de pontes da IP para o ano de 2020 e com o objetivo de assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias foram adjudicados os trabalhos de proteção anticorrosiva em quatro pontes metálicas na Linha da Beira Baixa.

A empreitada foi adjudicada à empresa MONTACO – Tratamentos Anticorrosivos e Construção Civil, S.A. pelo valor de 844.963,40 euros e um prazo de execução de 180 dias de calendário. 

A intervenção abrange a Ponte da Foz de Figueira, a Ponte da Abutreira, a Ponte de Giestais e a Ponte da Presa, localizadas no concelho de Vila Velha de Rodão.

 

Ponte da Abutreira

Estas ações revestem-se da maior importância para a preservação e manutenção das estruturas metálicas atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição, que originam ambientes com elevado grau de agressividade, e que, no limite, poderiam implicar a substituição de algumas estruturas.

A fiscalização da empreitada será assegurada por meios internos da IP com o apoio da PM Engenharia.

Na empreitada serão implementados os Planos de Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela Covid-19, definidos pela IP e pela empresa que irá executar os trabalhos.