IP vai realizar empreitada de reforço da segurança rodoviária na EN221

2020-11-26

A Infraestruturas de Portugal informa que fez publicar dia 26 de novembro em Diário da República, um concurso público para a implementação de medidas de acalmia de tráfego no troço da EN221 de travessia do aglomerado urbano da localidade do Carvalhal, concelho de Pinhel.

A intervenção a executar visa a melhoria das condições de circulação e segurança para peões e automobilistas na travessia urbana. Com estes objetivos será efetuada a substituição das valetas existentes por passeios pedonais, em ambos os lados da estrada, e construído um sistema de drenagem das águas pluviais, que será garantida por uma rede de sumidouros interligados por coletores. A empreitada prevê igualmente a melhoria das características geométricas do entroncamento existente, ao quilómetro 174,450, e a reformulação do traçado, através da ripagem da curva, aumentando o raio em planta, o que permitirá aumentar as distâncias de visibilidade e consequentemente, aumentando a segurança quer da circulação viária, quer dos atravessamentos pedonais.

Serão realizados trabalhos de pavimentação e a substituição integral da sinalização, incluindo a instalação de um sistema de Sinalização Luminosa Automática de Tráfego — SLAT — que fará o alerta de velocidade antes da travessia urbana do aglomerado urbano do Carvalhal, em ambos os sentidos.

O concurso público encontra-se agora em fase de receção de propostas.