IP Engenharia inicia Assistência Técnica para o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique

2020-11-10

Foi no passado mês de julho que o Grupo IP, através da IP Engenharia, iniciou os trabalhos do Programa de Assistência Técnica para o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique.

O Governo de Moçambique, através da ação do Ministério da Indústria e Comércio (MIC), encontra-se mobilizado no reforço da competitividade interna e externa, na atração de capital privado e na diversificação da economia e alargamento da respetiva base tributária, que, por sua vez possa gerar novas oportunidades de emprego indutoras de mais e melhor crescimento. 

Os objetivos do MIC assentam numa estratégia de industrialização e comercialização que potencia determinados sectores da atividade económica, como destaque para a agricultura, que dependem, em larga medida, da capacitação das Organizações e dos Quadros Moçambicanos, da melhoria dos instrumentos de planeamento e de ação, e do reforço da articulação entre diferentes Sectores do Estado - designadamente no que diz respeito ao papel das infraestruturas de transporte ferro-portuárias e rodoviárias.

As infraestruturas de transporte são a espinha dorsal dos corredores de desenvolvimento, sendo que o reforço da sua competitividade requer a introdução de melhorias ao nível do planeamento estratégico e do funcionamento dos seus interfaces. 

É neste âmbito que, com base no já longo historial de excelentes relações mútuas de cooperação e de troca de experiências entre Moçambique e Portugal, que o MIC solicitou à IP Engenharia um “Programa de Assistência Técnica para o Aumento da Competitividade e Melhoria do Planeamento Estratégico e dos Interfaces Funcionais do Ministério da Indústria e do Comércio”.

Esta Assistência Técnica, cujo início dos trabalhos se realizou no dia 20 de julho de 2020, decorrerá durante dois anos, e junta-se ao Programa que está em curso, desde novembro de 2018, para o Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, e sinaliza a vitalidade das relações bilaterais entre Moçambique e Portugal.