IP e Câmara de Viana do Castelo estabelecem acordo para a nova “Via do Vale do Neiva” 

2020-05-22

A Infraestruturas de Portugal estabeleceu um acordo de gestão com a autarquia de Viana do Castelo para apoio técnico ao projeto de execução da “Via do Vale do Neiva”.

 

A sessão de assinatura do acordo realizou-se no dia 22 de maio, nos Paços do Concelho, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do Presidente da autarquia, José Maria Costa, do vice-presidente da IP, José Serrano Gordo e do responsável pelo estudo prévio, Duarte Nuno.

Em cumprimento das normas de segurança e saúde pública, assistiram presencialmente à sessão um número restrito de representantes autárquicos e das entidades envolvidas e a comunicação social, tendo os restantes “convidados” assistido por via digital via Facebook.

 

Neste acordo ficam estabelecidas as competências de cada uma das entidades, tendo em vista a elaboração do projeto de construção de uma nova via de ligação, com 5,2 quilómetros de extensão, de Barroselas ao Nó da A28 e à Zona Industrial de Neiva.

Como principais benefícios destacam-se a redução significativa do tempo de percurso entre Barroselas e a Zona Industrial de Neiva, através de uma nova ligação rodoviária que irá garantir um importante reforço das condições de mobilidade e segurança e uma infraestrutura promotora do desenvolvimento económico, empregabilidade e melhoria da qualidade de vida.