IP associa-se às comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela

2020-07-16

O Dia Internacional Nelson Mandela será celebrado com várias iniciativas à escala global, de entre as quais o Mandela Bridges World E-Summit, promovido pela Academia de Líderes Ubuntu e que irá contar com a participação de três Prémios Nobel da Paz e ainda Ndaba Mandela, neto de Mandela, entre outros oradores.

Este dia será assinalado com várias iniciativas à escala global: um congresso virtual mundial e ações simbólicas em várias pontes de todo o mundo.

A Infraestruturas de Portugal (IP) associa-se ao IPAV - Instituto Padre António Vieira e à Academia de Líderes Ubuntu, para celebrar o Dia Mandela com a ação “Pontes Mandela”, enquanto Empresa socialmente responsável, que contribui para o progresso económico e social da comunidade onde está presente.

Para celebrar simbolicamente este dia, serão renomeadas cinco pontes emblemáticas da IP em Portugal -  a Ponte 25 de Abril, em Lisboa, a Ponte da Arrábida, no Porto, a Ponte Rainha Santa Isabel, em Coimbra, a Ponte Salgueiro Maia, em Santarém e a Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana, no Algarve - como forma de homenagear a capacidade ímpar de Madiba em "construir pontes" na África do Sul na fase final do apartheid e nos anos que sucederam a esse momento de viragem.

A Ponte 25 de Abril será o principal local da celebração, pelas 10h00, junto aos pilares da Ponte, em Alcântara, onde serão desenvolvidas ações simbólicas das “Pontes Mandela”, com a presença de membros da Academia Ubuntu e convidados, onde se inclui a IP.

Em cada uma das cinco pontes da IP, será também efetuada uma cerimónia representativa com a colocação de painéis alusivos ao tema e a apresentação da herança que Nelson Mandela deixou para o mundo, num apelo à construção de pontes entre nós. Esta ação conta com a presença de membros da Academia Ubuntu, e com o apoio e a presença de representantes da IP.

Assista, ainda, à Conferência online "Mandela Bridges World E-Summit", a partir das 14h00 em www.mandelabridges.org, com:

- a apresentação das cinco pontes da IP como "Pontes Mandela";

- a participação de três Prémios Nobel da Paz – Ramos Horta, Muhammad Yunus e Kaylash Satyarthi – e ainda Ndaba Mandela, neto de Mandela, entre outros oradores de relevo;

- a apresentação de dois livros da Academia de Líderes Ubuntu : “Eu Sou porque tu és – Pilares do Método Ubuntu”, liderada por José Luís Gonçalves e Madalena Alarcão; e o livro “Vidas que contam – Histórias de Vidas Ubuntu”, uma obra coordenada por Ana Ramos que compila 25 histórias de vida de participantes da Academia de Líderes Ubuntu.

Saiba mais sobre a iniciativa Mandela Bridges World E-Summit em www.mandelabridges.org.