IP assina Protocolo com a Universidade Lusófona

2019-07-11

Este Protocolo, firmado entre duas entidades de referência do meio empresarial e académico, traduzir-se-á na concretização de contratos programa para a realização de projetos em domínios de interesse comum.

Os projetos incluem ações conjuntas de formação e investigação, assessoria, formação técnica e fornecimento de apoio técnico especializado no domínio da engenharia civil aplicada às infraestruturas de transporte, investigação orientada ao nível de pós-graduações, mestrados e doutoramentos, acesso à informação e documentação técnico-científica no âmbito de atividades comuns, utilização dos meios experimentais e outras infraestruturas laboratoriais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), e realização de seminários e workshops, sempre com especial ênfase nas áreas relacionadas com a Engenharia Civil.

Consciente das tendências e futuros desafios, a IP tem vindo a participar em diversos projetos de investigação e inovação tipicamente alavancados por fundos comunitários.

O Programa de IDI da IP tem atualmente 21 projetos de inovação em curso e sete já concluídos. Os fundos comunitários conquistados ascendem a cinco milhões de euros, a que acrescem dois milhões de euros de poupança fiscal associada à aprovação de candidaturas ao SIFIDE. Os projetos de inovação abrangem transversalmente a IP, envolvendo 15 direções e mais de 100 colaboradores. Os consórcios em que a IP participa envolvem 286 parceiros internacionais e 70 nacionais, alguns deles aqui presentes.

Estes projetos atuam no âmbito das áreas de conetividade e telecomunicações, estratégia e negócio, o Shit2Rail - programa europeu de investigação e inovação vocacionado para a ferrovia, gestão de ativos, monitorização e sensorização, cibersegurança, segurança rodoviária e ambiente e alterações climáticas.