IP assina Carta de Compromisso BUSINESS AMBITION FOR 1.5º C

2019-11-06

A IP, reconhecendo a urgência do desafio que as Alterações Climáticas representam sobre a sua atividade, os seus stakeholders e a sociedade civil em geral, decidiu aderir ao movimento global de empresas que irão alinhar a sua atividade e os seus processos de negócio com os objetivos do Acordo de Paris, para limitar o aumento da temperatura global a 1,5° C, acima dos pré-níveis industriais.

 

A adesão a este movimento foi formalizada no dia 6 de novembro na Culturgest, em Lisboa, através da assinatura pelo Presidente do Conselho de Administração da IP, António Laranjo, da Carta de Compromisso “Business Ambition for 1.5º C”, lançada pelo United Nations Global Compact.

Esta Carta encoraja as empresas a empenharem-se verdadeiramente na preservação do planeta, exigindo a assunção de um compromisso com metas concretas que devem ser alcançadas em matéria de redução da emissão de gases com efeito de estufa, essenciais para travar o aquecimento global. 

Alcançar a transição para uma economia de baixo carbono e evitar o sobreaquecimento da atmosfera são os seus principais objetivos.

Ao assinar esta Carta de Compromisso, a IP, entre cerca de vinte organizações portuguesas e espanholas, assumiu publicamente o compromisso de alinhar os seus planos de descarbonização com a ambição de limitar – ou mitigar – o aquecimento global, alinhando, num prazo de 24 meses, as suas metas de descarbonização com a redução de emissões de gases com efeito de estufa necessárias para a limitação do aquecimento a 1,5° C. 

 

Estas metas deverão prever uma redução média anual das emissões da Empresa, em cerca de 4% ao ano, a qual representa um objetivo ambicioso e que irá implicar a adaptação dos atuais processos de aquisição, gestão e utilização de energia, bem como a adoção de novos modos de mobilidade mais sustentáveis.

O momento solene de assinatura da Carta de Compromisso da “Business Ambition for 1.5º C” foi integrado na conferência "Making Global Goals Local Business - Iberia”, realizada em Lisboa, na Culturgest.

Mais informação: