IP apoia a exposição sobre a história do concelho de Almada

2020-10-14

A exposição «Almada: Um Território em Seis Ecologias», organizada pela Câmara Municipal e que estará patente no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, até 10 de abril de 2021, propõe uma ampla e integradora visão do território do concelho, com destaque para a sua evolução histórica e o seu horizonte futuro. 

Com curadoria de Luís Santiago Baptista e Paula Melâneo, as «ecologias» propostas foram inspiradas na definição do teórico e historiador Reyner Banham e procuram caracterizar, de forma inovadora, a singularidade deste território, captando as suas múltiplas identidades sociais e culturais.

Estando a Infraestruturas de Portugal (IP) neste território desde a década de 1960, com a antiga Junta Autónoma das Estradas, a história de Almada não pode ser contada sem a associarmos às principais infraestruturas que ligam e unem este concelho, destacando-se a Ponte 25 de Abril.

No âmbito desta parceria, a IP cedeu temporariamente um conjunto de peças para exposição, bem como um vasto conjunto de publicações e registos históricos, como a maqueta original da Ponte sobre o Tejo (Ponte 25 de Abril), com cerca de seis metros de comprimento, e duas aguarelas do Projeto Corte & Brunhs, uma das soluções apresentadas em 1926 para esta grande obra rodoviária.

A exposição reúne ainda centenas de outros desenhos, maquetas, fotografias, filmes, documentos e obras de arte, provenientes de diversas instituições públicas e privadas, bem como projetos artísticos e de investigação originais.

Mais informações