Inauguração do museu 'A Estação' em Pinhal Novo

2021-05-31

O museu 'A Estação' constitui um 'novo espaço evocativo da identidade da comunidade ferroviária local. O polo museológico está instalado na zona central do edifício e inclui a gare e a fachada com os painéis azulejares', explica o Município de Palmela.

O Contrato de Subconcessão de uma área de 120 m2, correspondente a parte do interior do antigo Edifício de Passageiros, foi celebrado em 2017 entre a IP Património e a Câmara Municipal de Palmela, tendo na ocasião Carlos Fernandes, Presidente da IP Património, destacado “a importância que o setor ferroviário teve neste território”, lembrando que “a vila de Pinhal Novo nasceu à volta do comboio, pois em 1930 vieram cinco mil pessoas ligadas ao setor ferroviário e esta cedência foi a melhor solução”.

O espólio exposto é composto por "peças doadas ao Museu Municipal de Palmela ou depositadas por antigos ferroviários e suas famílias, e sublinha as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que aqui se cruzam”, adianta a edilidade. 'A Estação constitui-se, também, como ponto de acesso a informação sobre a freguesia e as tradições 'caramelas', associadas à agricultura, evocando a colonização do território a partir do século XIX, na herdade de Rio Frio'.

Horário do museu 'A Estação' :  3.ª feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.