IC16 - Reforço da capacidade de circulação no sentido Pontinha – Belas

2019-11-04

A Infraestruturas de Portugal informa que irá realizar trabalhos de pavimentação do separador central ao quilómetro 2,9 do IC16, onde atualmente está implementado um constrangimento rodoviário, com o objetivo de aumentar a capacidade de circulação no sentido Pontinha - Belas à passagem neste local, duplicando o atual número de vias de trânsito.

Para a realização dos trabalhos, que têm inicio no dia 5 de novembro, e por forma a garantir condições de segurança para os automobilistas e trabalhadores da obra, torna-se imprescindível proceder ao corte total de tráfego no sentido Pontinha – Belas do IC16 durante a execução da obra, que decorrerá por um período de 15 dias.

Em coordenação com a Câmara Municipal da Amadora foram definidos percursos alternativos de circulação que estão devidamente sinalizados no local e ao longo do trajeto.

Agradecemos a melhor compreensão para os transtornos que este condicionamento possa provocar, salientando que o objetivo é a melhoria da capacidade de circulação e mobilidade no IC16.
 
A concretização da atual intervenção irá assegurar uma melhoria das condições de circulação no IC16 até ser possível dar início à intervenção definitiva de substituição da Passagem Hidráulica existente ao quilómetro 2,9, cujo concurso público foi publicado em Diário da República no dia 4 de outubro.

Esta intervenção deverá ter início durante o primeiro trimestre de 2020, e tem um preço base de 850 mil euros e um prazo de execução estimado de 170 dias.
 
A empreitada a desenvolver envolve, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Substituição da Passagem Hidráulica existente por uma estrutura do tipo “Box-Culvert” 
  • Trabalhos de terraplanagem
  • Pavimentação
  • Reconstrução do sistema de drenagem da via
  • Reposição dos equipamentos de segurança e de sinalização
  • Colocação do separador central
  • Construção do canal técnico rodoviário

Será também efetuada uma intervenção de correção e estabilização dos taludes na zona confluente com a nova Passagem Hidráulica.