European Rail Safety Days  - conferência

2020-10-15

A Agência Europeia de Segurança (ERA) vai promover entre 14 e 16 de junho de 2021, no Porto, a conferência European Rail Safety Days

Estes “Dias Europeus da Segurança Ferroviária”, surgem na sequência do sucesso da Cimeira da Segurança em 2018, e em cooperação com a próxima Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, no primeiro semestre do próximo ano. 2021 foi também proposto como Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

O encontro tem como objetivos:

  • Promover o networking e a partilha de conhecimento entre toda a indústria, criando uma oportunidade para os líderes e profissionais ferroviários europeus refletirem sobre os desenvolvimentos de segurança dentro e fora do setor;
  • Proporcionar o intercâmbio de boas práticas intersetoriais para impulsionar a mudança cultural e atingir o objetivo da Europa como líder mundial em segurança ferroviária;
  • Marcar o início oficial da primeira pesquisa climática de segurança ferroviária europeia, aberta a todos os profissionais ferroviários europeus.

Os tópicos das Jornadas serão:

  • Mudanças culturais - Criar um entendimento comum do modelo europeu de cultura de segurança ferroviária e como ele pode ser usado como uma estrutura para alcançar um desempenho sustentável e seguro
  • Liderança de segurança - Projetar e implementar iniciativas para desenvolver capacidades de liderança de segurança dirigido aos gestores de segurança ferroviária em todos os níveis
  • Manutenção do sistema ferroviário - Como considerar os parceiros de manutenção como partes interessadas na segurança ferroviária?

As inscrições serão abertas em novembro. Mais informação e contactos no website da ERA

A ERA é a agência europeia mandatada para emitir certificados únicos de segurança e autorizações de veículos (tipo) válidos em vários países europeus, e por garantir um sistema europeu de gestão do tráfego ferroviário interoperável, no desenvolvimento e implementação do Espaço Ferroviário Único Europeu. 

 

2021 - Ano Europeu do Transporte Ferroviário e Presidência Portuguesa da União Europeia

A Comissão Europeia propôs 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário, com eventos para alcançar os objetivos do Pacto Ecológico Europeu na área dos transportes. 

Esta iniciativa visa promover o transporte ferroviário enquanto escolha sustentável, inovadora e segura, através de uma série de eventos e campanhas. Durante o ano serão debatidos os desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras e os seus benefícios para as pessoas, a economia e o clima.

A Comissão pretende acelerar o ritmo da modernização dos caminhos-de-ferro, como alternativa mais eficiente relativamente a modos de transporte menos sustentáveis, tendo a proposta sido apresentada no mesmo dia que a Lei do Clima - que visa consagrar no ordenamento jurídico comunitário o compromisso da União Europeia de atingir a neutralidade carbónica até 2050.

Por outro lado e durante o primeiro semestre de 2021, Portugal assumirá, pela quarta vez, a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia. 

O Conselho é a instituição que representa os governos dos Estados Membros da UE, e reúne os seus ministros ou secretários de estado para adotar legislação e coordenar políticas. 

No primeiro semestre de 2021 Portugal irá:
•    Planear e presidir às reuniões do Conselho e das suas instâncias preparatórias;
•    Representar o Conselho nas relações com as outras instituições da UE.

Portugal sucede à Alemanha e precede a Eslovénia, países com os quais integra o trio de Presidências e que, em conjunto, elaboram um programa para 18 meses, a partir do qual cada Presidência define as suas prioridades específicas.

 
Notícia relacionada – Comissão Europeia propõe Ano Europeu do Transporte Ferroviário