“Estação” apresentado em São Bento

2021-07-19

Decorreu na Estação de São Bento, no Porto, a apresentação pública do livro “Estação” – 25 anos de vida entre cidades, de Paula Teles, fundadora e CEO da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território e Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) em Portugal.

Num encontro conduzido pelo jornalista Júlio Magalhães, a autora referiu que “há uma ausência total de planeamento urbano eficaz, associado, consequentemente, a uma ausência de planeamento da mobilidade. Estes 25 anos de desfasamento trouxeram problemas de difícil resolução para a qualidade de vida dos cidadãos”.

 

O livro é uma síntese dos 25 anos de trabalho de Paula Teles na Mobilidade Urbana Sustentável, de norte ao sul do país. 

“Durante este tempo, em que fui técnica, autarca e professora universitária, sempre tive como foco do meu trabalho a mobilidade e os transportes, e este percurso permitiu-me sentir a importância absoluta da ‘Estação’, enquanto interface e nós das redes no sistema da operação da Mobilidade Urbana Sustentável”, afirma a autora. “Hoje, em plena travessia de uma pandemia, entendo que este trabalho poderá constituir-se como determinante para o conhecimento técnico e político de quem tem que tomar decisões em todas as escalas do local ao global.”

Especialista em planeamento da mobilidade e desenho urbano, Paula Teles tem tido igualmente intervenção em processos de dinamização e projeção das ecopistas junto dos municípios e  Comunidades Intermunicipais (CIM) e até ao nível europeu.