Ecopista do Montijo em obra

2020-07-16

Localizada entre o Pinhal Novo e o Montijo, a Ecopista do Montijo tem uma extensão de 10,770 km, estando concluídos 4,800 km e encontrando-se em obra 5,970 km. Trata-se de uma ecopista bidirecional com pavimento em betuminoso, identificada através de sinalética apropriada, e com um grau de dificuldade considerado fácil/sem declives. 

Orçada em 726 mil euros e comparticipada em 363 mil euros ao abrigo do FEDER, a empreitada em curso a cargo da Câmara do Montijo vai permitir ainda a interligação às ciclovias já existentes, “tal como outra que será construída na zona ribeirinha e que integrará a rede ciclável com ligação ao aeroporto”.

A Câmara do Montijo pretende também requalificar a zona da antiga estação ferroviária, com a criação de “uma área verde com cerca de meio hectare” e a recuperação do Edifício de Passageiros como “espaço cultural para que vários artistas possam mostrar as suas obras”, encontrando-se a decorrer as negociações entre a IPP e a edilidade. 

O Plano Nacional de Ecopistas foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo.