Dia Nacional do Azulejo - 6 de maio

2020-05-06

Para assinalar o Dia Nacional do Azulejo, que se comemora hoje dia 6 de maio, a IP – Infraestruturas de Portugal e a IP Património, em parceria com a CP – Comboios de Portugal, lançam o projeto Rotas dos Azulejos, com um convite para uma viagem virtual pela obra da autoria de Jorge Colaço.

Jorge Colaço, a primeira Rota de autoria concluída, apresenta o trabalho do pintor para nove estações da rede ferroviária nacional e para algumas das antigas casas de cantoneiros.

Faça aqui a viagem por esta rota…

 

 

O projeto Rotas dos Azulejos é um convite à descoberta do extenso património azulejar artístico, histórico e cultural de Portugal, sob gestão da IP, patente em quase todas as estações da rede ferroviária nacional e em muitas estradas.

Rota é um caminho ou percurso que implica uma viagem física ou virtual e que se destaca pelos seus atrativos por permitir o lazer, a aquisição de conhecimento, dando acesso, no caso em apreço, a um património com mais de cem anos.

A procura da viagem poderá, então, ser alvo de determinado objetivo: lazer ou estudo, ser seletiva e recair num determinado tema azulejar – autoria, localização (por linha ou ramal), tipologia (figurativo, padrão, outra) ou centro de produção.

Está previsto para breve o lançamento da Rota Localização (estações com azulejos por linha e ramal) e da Rota Tipologia (estações com azulejos figurativos, de padrão, outros).

SOS Azulejo

A proposta para a criação do Dia Nacional do Azulejo foi apresentada pelo Projeto ‘SOS Azulejo’ em 2016 e aprovada por unanimidade pelo Parlamento a 24 de março de 2017.

 

O Projeto “SOS Azulejo”, entidade com quem a IP tem um protocolo de cooperação desde 2014, é uma iniciativa com coordenação do Museu de Polícia Judiciária e nasceu da necessidade de combater a grave delapidação do património azulejar português, por furto, vandalismo e incúria.