Corredor Internacional Sul

2019-02-11

A Infraestruturas de Portugal adjudicou a Empreitada para a construção do novo troço Évora Norte / Freixo, o primeiro de três da ligação Évora Norte / Elvas, no Corredor Internacional Sul, ao Consórcio COMSA, SA / Fergrupo, SA / Constructora San Jose, pelo valor de 46,6 milhões de euros e um prazo de execução de 540 dias. Esta ação integra a Ligação Sines-Elvas: Troço Évora-Caia e está inscrita no Programa Ferrovia 2020.

A obra, objeto do contrato agora adjudicado, carateriza-se pela construção da plataforma de via-férrea, e respetivos caminhos paralelos de acesso e emergência, numa extensão total de 20,5 quilómetros, incluindo terraplenagem, drenagem longitudinal e transversal, bem como a construção de 13 obras de arte correntes e 6 obras de arte especiais e de uma estação técnica.

O presente contrato consubstancia-se na primeira empreitada que assinalará o início dos trabalhos de construção da nova ligação ferroviária entre Évora Norte e Elvas, com uma extensão aproximada de 80 km que se divide em três troços Évora Norte/Freixo, Freixo/Alandroal e Alandroal/ Linha do Leste.

Este contrato será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), prevendo-se uma comparticipação financeira de 40%.

A presente publicação é da exclusiva responsabilidade do autor. A União Europeia não se responsabiliza pela eventual utilização das informações nela contidas.

Apresentação 1.96 MB