Condicionamento de trânsito no IP3

2020-06-29

No âmbito da empreitada de Reabilitação do IP3 – Nó de Penacova (km 59) e Ponte da Foz do Dão (km 75,16) e para a realização dos trabalhos previstos na mesma, haverá necessidade de se proceder a nova alteração na circulação atualmente existente.

Assim, no dia 2 de julho, será necessário suprimir a circulação de trânsito, no sentido Coimbra–Viseu, entre o Nó de Porto da Raiva ao km 66,7 e a saída do IC6 ao km 67,75. A circulação nos dois sentidos do IP3 realizar-se-á de forma alternada na faixa do sentido Viseu – Coimbra, com recurso a sinalização semafórica. O condicionamento decorre até dia 4 de julho.

Mais se informa que estão implementados os Planos de Contingência de mitigação da situação epidemiológica provocada pela COVID-19, definidos pela IP e pela empresa que está a executar os trabalhos.  

Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores.

Melhoria das condições de mobilidade e segurança no IP3 entre Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão

A empreitada de requalificação do troço do IP3, com cerca de 16 quilómetros, entre o Nó de Penacova e o Nó do Lagoa Azul, junto à ponte da Foz do Dão, teve início em maio de 2020 e tem um prazo de execução de 330 dias.

Esta obra representa um investimento no valor de 11,8 milhões de euros no reforço das condições de circulação, mobilidade e segurança de uma das principais vias de ligação do interior do país.

No âmbito da empreitada está a ser realizada a requalificação integral do troço do IP3 entre a proximidade do Nó de Penacova (km 59) e o Nó do Lagoa Azul, (km 75,160), envolvendo a realização dos seguintes trabalhos:

  • Construção de dois novos nós de ligação (Nó de Oliveira do Mondego e Nó de Cunhedo), eliminando as atuais interceções de nível existentes com viragens à esquerda;
  • Requalificação do caminho existente sob a Ponte do Mondego para permitir a articulação dos movimentos de tráfego do Nó de Oliveira do Mondego;
  • Colocação de separador central;
  • Introdução de vias de aceleração e abrandamento, com 3,50 m de largura;
  • Reabilitação estrutural do pavimento;
  • Reforço das condições de estabilidade de taludes com a colocação de estruturas de suporte em betão, pregagens e redes de contenção;
  • Colocação de novas vedações;
  • Reabilitação dos sistemas de drenagem;
  • Substituição e readequação da sinalização vertical e horizontal.