Concluída a reparação do Túnel Ferroviário de Albergaria

2020-10-13

Foram concluídos, antes do prazo estabelecido, os trabalhos de reparação estrutural do Túnel Ferroviário de Albergaria, na Linha do Norte. 

A obra de arte construída em 1862, e com 660 metros de comprimento, tem a particularidade de fazer a ligação entre os distritos de Santarém e Leiria, com a entrada do lado Sul localizada na freguesia de Urqueira, concelho de Ourém, e a do lado Norte situada na União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, no concelho de Pombal.

Com um investimento de 490 mil euros, a empreitada visou a reparação do revestimento e a melhoria do sistema de drenagem do Túnel, reforçando as condições de circulação e de segurança no atravessamento desta infraestrutura.

Os trabalhos, integralmente executados em regime de interdição noturno, revestiram-se de uma forte complexidade do ponto de vista logístico, obrigando a um criterioso planeamento devido às difíceis acessibilidades e pelo facto dos períodos de interrupção de via, para a execução da obra, serem muito reduzidos. 

Às dificuldades mencionadas acresceram as limitações decorrentes da pandemia Covid-19, tendo sido assegurados os meios e medidas de proteção necessários, sem que tal tenha condicionado a boa evolução dos trabalhos