Concluída a reabilitação da Ponte do Alcoutenejo

2020-09-14

Foi concluída a empreitada de reabilitação da Ponte do Alcoutenejo, situada na EN122, ao quilómetro 80,704, no concelho de Alcoutim. Pretendeu-se com esta obra manter as condições estruturais e de funcionalidade da obra de arte, reforçando a sua estabilidade e prolongando a sua vida útil. O projeto foi elaborado por técnicos da Infraestruturas de Portugal e a obra teve um investimento de cerca de 97 mil euros.

As obras consistiram no reforço das fundações da Ponte, na regularização do leito do rio, na limpeza e remoção dos rebocos existentes, reparação e selagem das fissuras existentes nos muros, e na pintura de acabamento das superfícies rebocadas.

Foram ainda realizados trabalhos de pavimentação tendo em vista o reforço da impermeabilização do tabuleiro, mitigando a entrada de água dentro do miolo da ponte e trabalhos de drenagem, e de limpeza das valetas e sumidouro junto aos passeios da obra de arte.

A empreitada foi realizada de forma faseada, com a implementação da sinalização e de circulação alternada com apoio de meios humanos, tendo sempre uma via aberta ao trânsito aquando da pavimentação do tabuleiro.