“Comboio Noturno para Lisboa” apresentado na Sala do Rei da Estação do Rossio

 

O filme “Comboio Noturno para Lisboa”, do realizador dinamarquês Bille August, nas salas de cinema a partir de 21 de março de 2013 e cuja estreia mundial ocorreu em fevereiro no 63.º Festival de Cinema de Berlim, foi apresentado à imprensa na Sala do Rei da Estação do Rossio.

No evento participaram: António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; o realizador Bille August; os atores Jeremy Irons, Martina Gedeck e Nicolau Breyner; o autor do livro, Pascal Mercier; os produtores Gunther Russ e Peter Reichenbach, e os coprodutores portugueses Ana Costa e Paulo Trancoso.

Em representação da REFER esteve presente o Eng.º Amílcar Monteiro, do Conselho de Administração, e pela Administração da REFER Património, o Eng.º António Laranjo.

A rodagem do filme em Portugal, que teve o apoio da REFER, decorreu entre 19 de março e 15 de maio de 2012 tendo as estações ferroviárias de Santa Apolónia e Rossio, em Lisboa e Pêro Negro, no concelho de Sobral de Monte Agraço, acolhido a produção de “Comboio Noturno para Lisboa” (“Night Train to Lisbon”, título original) nos dias 29 de março e 2 de abril.

O elenco é composto pelos atores Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Christopher Lee, Bruno Ganz, Charlotte Rampling e os portugueses Beatriz Batarda, Marco d'Almeida e Nicolau Breyner.

Baseado no romance homónimo do escritor suíço Pascal Mercier, o filme é um “thriller filosófico”, como o realizador disse à agência Lusa, que conta a história de um professor de Latim, de Berna que, nos anos 1960, chega a Lisboa para descobrir mais sobre Amadeu de Prado, médico-escritor e aristocrata português opositor ao regime ditatorial que então vigorava no país.


A rodagem no nosso país prolongou-se por oito semanas, nomeadamente, em Lisboa, Caxias e Palmela, envolvendo uma equipa de 75 pessoas, na sua maioria portugueses. O investimento total do filme foi de oito milhões de euros (quatro milhões dos quais gastos em Lisboa), numa coprodução entre Portugal, Alemanha e Suíça, em cuja capital decorreram, ao longo de quatro dias, as únicas filmagens da obra fora de Portugal.

- Apresentação do filme à imprensa na Sala do Rei da Estação do Rossio:

 

 

Trailerhttp://www.nighttrain-film.com/

- Apresentação do filme durante a rodagem em Portugal: http://www.youtube.com/watch?v=7bGHSM1siz0&feature=player_embedded