Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela com frota renovada

2020-03-31

Em 2016 a Infraestruturas de Portugal iniciou a renovação da frota do Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela (CNL), com um investimento total de 1,4 milhões de euros. No final de 2019 foram adquiridos mais três Limpa-Neves e duas Rotativas, concluindo assim essa renovação.

Situado a uma altitude de 1650 m, junto à estrada EN 339, nos Piornos, em Penhas da Saúde, o CLN funciona no inverno 24h/dia nos sete dias da semana, tendo a responsabilidade de:

  • Aplicação preventiva de sal-gema nas zonas onde, previsivelmente, se verificará a formação de gelo na via;
  • Contínua circulação dos equipamentos limpa-neves com o objetivo de desimpedimento da estrada;
  • Auxílio aos automobilistas que possam ficar retidos por uma repentina e forte alteração das condições de circulação.

 

O CLN opera numa rede rodoviária de montanha apenas a 100 quilómetros do Atlântico, sem qualquer barreira montanhosa que a salvaguarde dos ventos ciclónicos e húmidos. Estas características geram neve muito densa e com um grau de humidade elevado e, por isso, de superior dificuldade de remoção. Dispõe, em permanência, de uma vasta equipa de meios humanos e de equipamentos apropriados a estas condições.

Apesar das restrições existentes devido à pandemia do COVID-19, a Infraestruturas de Portugal continua a assegurar as condições de segurança dos utilizadores. Trabalhamos para si, fazemos a parte que nos compete. O que pedimos é que faça a sua parte, fique em casa e siga as recomendações da Direção Geral da Saúde (DGS). Por si. Por todos.