Beneficiação de seis estações na linha do Algarve

2021-04-06

Na sequência das ações de reabilitação, beneficiação e melhoria das condições das diferentes estações da Linha do Algarve, foi concluído um conjunto de trabalhos nas estações de Vila Real de Santo António, Luz de Tavira, Albufeira-Ferreiras, Silves, Faro e Olhão.

As intervenções visaram a remoção de graffiti, pintura de edifícios de passageiros e abrigos, a reparação das superfícies dos muros, paredes e gradeamentos, bem como a substituição de coberturas, beneficiação de mobiliário urbano e a renovação de sinalética orientadora bilingue. 

No que se refere às questões de segurança foram desenvolvidos melhoramentos ao nível dos acessos, plataformas, pintura de faixa de segurança, colocação de vedação e sinalética, delimitando zonas de acesso restrito.

Nas estações de Faro e Olhão foi realizada uma intervenção de conservação e restauro dos painéis azulejares, onde os conjuntos, do tipo padrão monocromo em Faro, e policromo em Olhão, se encontravam em relativo mau estado de conservação, situação provocada pela inexistência de trabalhos anteriores de preservação e por atos de vandalismo.

Este investimento da Infraestruturas de Portugal (IP) contemplou a remoção de azulejos em destacamento, limpeza de face nobre e tardos, colagens, consolidações, tratamento do suporte, preenchimentos, consolidações, reintegrações cromáticas, dessalinização e assentamento. 

No que ao património azulejar diz respeito, a IP tem vindo a desenvolver ações em diferentes estações de caminho-de-ferro, apostando numa estratégia de preservação, salvaguarda, recuperação e valorização deste importante legado público, respondendo à permanente preocupação da empresa em assegurar e oferecer condições de conforto, mobilidade e segurança aos passageiros, dando continuidade ao plano de manutenção para as estações da Linha do Algarve.