Apresentação do Livro “A ferrovia em Portugal: passado, presente e futuro"

2020-01-24

Realizou-se no dia 22 de janeiro, pelas 18H30, a apresentação do Livro "A Ferrovia em Portugal: Passado, presente e futuro", de Francisco Furtado, na Sala do Rei, na Estação Ferroviária do Rossio. 

Com moderação de Nicolau Santos, Presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa, a sessão contou com a intervenção de Francisco Furtado e de José Miguel Viegas, professor catedrático de Transportes, do Instituto Superior Técnico. Presentes no evento estiveram também o presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo e o vice presidente, Carlos Fernandes.

Este ensaio, uma edição da Fundação Francisco Manuel dos Santos, explica a evolução histórica do caminho de ferro português e defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico, analisando as prioridades e diretrizes para maximizar o potencial da ferrovia no século XXI. Durante a apresentação, o autor da obra realçou que é "fundamental revitalizar o setor ferroviário com o investimento em curso, garantir a sua sustentabilidade a longo prazo e maximizar os benefícios que este modo de transporte pode trazer ao país, sobretudo na sua vertente económica".

Ver aqui a sessão de apresentação do livro.

Créditos fotográficos: Fundação Francisco Manuel dos Santos 

 

Sabia que… Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década? E que a tendência é de crescimento no transporte de passageiros?
 

Teaser de apresentação do Livro