Acidente na Linha do Norte

2020-08-02

A circulação na Linha do Norte foi restabelecida nos dois sentidos, hoje, dia 2 de agosto, pelas 09H00, depois de concluídos os trabalhos de reparação da via e catenária à saída da Estação de Soure.

A circulação ferroviária no sentido sul/norte, agora retomada, mantém uma limitação de velocidade a 10 km/h no local do acidente (entre o km 185,7 e o km 186,250).

No sentido norte/sul, a circulação foi restabelecida à 01H45 da madrugada de dia 2, com uma limitação de velocidade no local a 30 km/h.

 

Acidente na Linha do Norte

A Infraestruturas de Portugal informa que às 15h26 do dia 31 de julho, ocorreu um acidente na Linha do Norte, à saída de Estação de Soure, devido ao embate de um comboio Alfa Pendular, que fazia o percurso Lisboa-Braga, com um Veículo de Conservação de Catenária que se deslocava em direção às instalações de manutenção localizadas em Nelas.

A empresa apresenta as condolências às famílias dos trabalhadores que perderam a vida em sequência deste acidente.

O Presidente do Conselho de Administração, António Laranjo e o vice-presidente, Carlos Fernandes, deslocaram-se de imediato ao local para acompanhar a situação.

A IP agradece o empenho e rápida resposta dos meios de socorro no local.

A empresa já iniciou uma investigação interna ao acidente e está a colaborar com o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) no apuramento das causas e responsabilidades e agirá em conformidade com as suas conclusões.

A circulação esteve suspensa entre Pombal e Alfarelos, e já foi reposta em ambos os sentidos, após conclusão dos trabalhos de reparação da infraestrutura.