IP associa-se à Campanha "Abril, Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância"

2021-04-25

Em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é divulgada em todo o país pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ), com o slogan “Serei o que me deres…que seja amor”.

A IP, em parceria com a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins e a CPCJ, associou-se à iniciativa através da pintura de um mural na Estação de Algueirão-Mem Martins, de autoria do artista Vasco Costa.

 

Com esta iniciativa pretende-se consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de fortalecimento das próprias crianças, potenciando o seu Direito a serem ouvidas e a darem a sua opinião nos assuntos que lhes dizem respeito à luz dos Artigos 12º e 13º da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

No dia 30 de abril, junte-se a esta ação e coloque laços azuis na janela como símbolo de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, encerrando assim o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

"Cuida Bem de Mim - Os Desafios da Primeira Infância", foi o tema da Campanha para 2021 tendo também sido promovida a canção “Cuida Bem de Mim” com letra, música e interpretação de Madalena Alberto, arranjo musical de Pedro Alvadia e vídeo de Açucena Olivença Cotrim. 

Desde 2013, as CPCJ e outras entidades têm aderido a esta Campanha, estando envolvidas nesta causa por uma Cultura da Não Violência, ou seja, por uma verdadeira Cultura da Criança! 

“Serei o que me deres…que seja amor”.