Abertura integral da circulação automóvel na Ponte do Tâmega

2020-09-08

No dia 8 de setembro de 2020 decorreu a cerimónia de abertura integral ao trânsito da nova Ponte sobre o rio Tâmega, na qual estiveram presentes, para além do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Teresa Rabiço, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Carlos Peixoto, e o Presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo. 

 

 

 

 

A obra

A criação desta nova travessia foi desenvolvida no âmbito da empreitada de construção da 1.ª fase da Variante à EN210, a denominada Via do Tâmega. 

 

Num investimento global de 7,6 milhões de euros, a obra envolveu:

  • A construção de uma nova estrada alternativa à EN210 e EN304, com 2,6 quilómetros de extensão;
  • A criação de duas novas Pontes sobre o rio Tâmega (com 232 metros de extensão) e sobre o rio Veade (com 154 metros de extensão);
  • A requalificação do troço da EN304, com 1,1 quilómetros de extensão, que incluiu o alargamento desta via de modo a permitir a criação de uma ciclovia, ligando o centro urbano de Mondim à Ciclovia do Tâmega. 

Ao longo do desenvolvimento da empreitada, sempre que foram concluídos os trabalhos em diferentes zonas de intervenção e garantidas as condições de circulação e segurança, foi possível antecipar a abertura parcial de troços à circulação rodoviária, disponibilizando à população melhores condições de mobilidade e segurança.

No dia 29 de maio deste ano procedeu-se à abertura ao tráfego do troço com 1,6 quilómetros da nova variante à EN210, entre a rotunda da Zona Industrial de Celorico de Basto e a rotunda de Lordelo, ambas construídas no âmbito desta empreitada. Também nesse dia entrou em funcionamento um troço com 1,4 quilómetros da futura Ligação a Mondim de Basto.

Mais recentemente, a 21 de agosto, foi possível permitir, embora ainda de forma condicionada, a circulação automóvel na nova Ponte sobre o rio Tâmega, na EN304.

A concretização desta empreitada, que incluiu a execução da 1.ª fase da Variante à EN210, será complementada com a construção do troço da Variante à EN210, entre Lordelo e Corgo, no concelho de Celorico de Basto, cujo Projeto de Execução encontra-se em fase final de elaboração.

Apresentação 1.79 MB

Vídeo