Conferência “Estações de caminhos-de-ferro: espaço, tempo e arquitetura”

O Espaço L, na antiga  Estação do Lavradio, será o palco da conferência “Estações de caminho-de-ferro: espaço, tempo e arquitetura”, que se realiza no próximo dia 7 de Janeiro, entre as 16h00 e as 19h00.
 
O evento integra-se num ciclo de conferências dedicadas ao tema “Património”, tendo como objetivo específico a preservação e divulgação do património ferroviário na sua vertente histórica e cultural, com incidência no caso particular do património ferroviário do Barreiro, que é promovido pela Associação Barreiro Património Memória e Futuro  e pelo Movimento Cívico de Salvaguarda do Património Ferroviário do Barreiro, com o apoio da Infraestruturas de Portugal e da APAI - Associação Portuguesa do Património Industrial.
 
Plano da sessão:
Parte 1 - Perspetiva histórica dos edifícios afetos à exploração ferroviária. Apresentação de estações com tipologias relevantes. Panorama atual da rede ferroviária.
Parte 2 – Azulejaria ferroviária
 
Será oradora a Arq. Paula Azevedo, da Unidade de Património Histórico e Cultural da IP Património, sendo ainda apresentados testemunhos vivos, “histórias de vida” dos que trabalharam e viveram o dia-a-dia de uma estação ferroviária.