Linha de Vendas Novas
Corredor Internacional Sul
Ferrovia 2020
  • Linha de Vendas Novas 1
  • Linha de Vendas Novas 2
  • Linha de Vendas Novas 4
  • Linha de Vendas Novas 5
Localização
Concelhos abrangidos:
Cartaxo, Salvaterra de Magos, Coruche, Montemor-o-Novo, Montijo, Vendas-Novas
Extensão
A extensão da linha de Vendas Novas, desenvolve-se entre o pk 0 + 000 e o pk 68 + 510 (cerca de 69km) e a Concordância de Bombel entre o pk 0+000 e o pk 3+047 km (cerca de 3Km).

Âmbito da Intervenção

Atualmente a linha é exclusivamente percorrida por composições de mercadorias assumindo-se como um dos principais eixos de mercadorias entre Norte-Sul.

Com efeito, ao circularem por este itinerário ferroviário, os comboios de mercadorias evitam a passagem pela zona de Lisboa, que apresenta duas significativas restrições: as limitações de carga na Ponte 25 de Abril e a saturação da capacidade, sentida já na Linha de Cintura e sobretudo na Linha do Norte.

Esta intervenção tem como principal objetivo a ampliação das estações para permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração e reforçando a ligação ferroviária do Porto de Sines com as plataformas logísticas nacionais e com a Europa.

A empreitada de Modernização da Linha de Vendas Novas, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Substituição da superestrutura de via com utilização de travessas polivalentes de betão e carril 60 E1;

  • Prolongamento e renovação das Estações de Muge, Desvio ao km 19,5, Agolada, Salgueirinha, Lavre e Vidigal

  • Renovação das restantes estações

  • 17 km de tratamento da plataforma (alguns em estações);

  • Terraplanagem, drenagem e reperfilamento de taludes;

  • 69 PHs (da quais 3 requerem suspensão de via);

  • 3 Pontões metálicos (que requerem suspensão de via);

  • Encerramento de PNs e construção de PSR com os respetivos restabelecimentos;

  • Automatização de PN’s

  • Trabalhos de catenária e Caminho de cabos – construção de infraestruturas de suporte á componente de sinalização e telecomunicações;

  • Reabilitação/reformulação e/ou implementação de drenagem;

  • Implementação de RCT+TP;

  • Trabalhos em Edifícios e Salas Técnicas;

  • Colocação e trabalhos associados à instalação de Torres GSMR.

Benefícios

A conclusão da modernização deste troço irá permitir o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento, potenciando assim as condições de exploração, Promover a interoperabilidade ferroviária, Aumentar os parâmetros de fiabilidade e eficiência das condições de exploração com adequados padrões de segurança, Reduzir o número de acidentes em passagens de nível pela eliminação e automatização das passagens de nível e do upgrade da sinalização, Reduzir as emissões de gases com efeito estufa e reduzir as emissões de CO2 pela possibilidade de utilização de comboios elétricos.

Financiamento Comunitário

FC