Modernização da Linha da Beira Baixa

A Infraestruturas de Portugal adjudicou ao Agrupamento Ramalho Rosa Cobetar/Conduril a empreitada de Modernização do troço Covilhã – Guarda na Linha da Beira, uma obra no valor de 52 milhões de euros cuja concretização permitirá a reabertura à exploração ferroviária deste troço com 46 quilómetros, que se encontra encerrado à circulação ferroviária desde 2009.
 
No dia 25 de novembro foi assinalada a adjudicação da empreitada, numa cerimónia que decorreu na Estação da Guarda e que contou com intervenções do Presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda,  Álvaro Amaro, e do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
 
Nesta empreitada está também incluída a construção da denominada Concordância das Beiras, via de ligação entre as Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta.
 
No âmbito desta empreitada serão executados, entre outros, os seguintes trabalhos:
  • Renovação Integral de 36 km de Via (a IP já executou a renovação em 10 km deste troço);
  • Eletrificação total do troço;
  • Reabilitação de 6 pontes ferroviárias centenárias;
  • Remodelação de Estações e Apeadeiros (Maçainhas, Benespera e Barracão);
  • Automatização e supressão de diversas Passagens de Nível;
  • Construção de sistemas de Drenagem e execução de trabalhos de estabilização de taludes;
  • Construção da Concordância das Beiras –Ligação entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa, em Via única eletrificada, com 1500 metros de extensão. Inclui a execução de uma nova ponte ferroviária sobre o rio Diz, com uma extensão de 237,8 metros;
  • Instalação de Sinalização Eletrónica e Telecomunicações.
Uma intervenção de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, que ficará concluída no primeiro semestre de 2019, e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário, a ligação a Espanha e as ligações inter-regionais.
 
Esta intervenção tem um financiamento comunitário de 85%. 

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