Linhas ferroviárias à distância de um clique com o Google Train View

Já é possível admirar, a partir de qualquer parte do mundo, algumas das mais belas paisagens ferroviárias de Portugal, disponíveis online através das aplicações Google Maps e Google Earth.

A parceria que a Infraestruturas de Portugal, a CP e a Google formaram, no início deste ano, apresenta agora os resultados de várias semanas de filmagens ao longo das linhas do Douro, Cascais, Oeste, Sintra e Norte, passando Portugal a ser o segundo país europeu a estar presente na plataforma Google Street View com imagens recolhidas a partir do comboio.

Foram recolhidas imagens em cerca de 700 km de linha-férrea, e se as linhas do Douro e de Cascais merecem especial destaque por serem já consideradas duas das mais belas linhas ferroviárias do mundo, os restantes percursos constituem também uma boa surpresa, na opinião unânime dos promotores da iniciativa.

As filmagens decorreram na primavera e verão deste ano, ao abrigo do programa Trekker Loan da Google que permite, a entidades interessadas, a candidatura ao empréstimo do equipamento, para captação de imagens em zonas de difícil acesso e com interesse turístico ou histórico.

A Infraestruturas de Portugal, a CP e a Google, perante o resultado final do projeto, confirmam a sua aposta, ao mostrar uma perspetiva inédita dos paisagens e do seu elevado potencial turístico, algumas já classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, em contribuir para o desenvolvimento regional e para a promoção da ferrovia em segmentos específicos do turismo.