Plano de Proximidade Ferroviário

Tendo em conta os objetivos estratégicos da empresa, integrando e priorizando investimentos em função de uma série pré-definida de critérios, foi estabilizado um conjunto de intervenções enumeradas no Plano de Proximidade Ferroviário.
 
Foram identificadas e calendarizadas 802 intervenções a desenvolver ao longo dos próximos cinco anos, que representam um investimento de cerca de 414 M€.
 
As intervenções na infraestrutura ferroviária visam o reforço das condições de segurança e a melhoria dos níveis de fiabilidade e qualidade de serviço prestado aos clientes. Pretende-se, igualmente, que estas intervenções contribuam para melhorar a integração da infraestrutura ferroviária no território envolvente, potenciando as externalidades positivas e mitigando as negativas e melhorar as condições de mobilidade, criando novas ligações ou reduzindo os tempos de percurso das existentes.
 
A seleção das intervenções procura responder a um dos seguintes critérios:
  • ser essencial à manutenção da exploração ferroviária;
  • assegurar a imperiosa necessidade da segurança de pessoas e bens;
  • contribuir para aumentar a competitividade da economia e das exportações nacionais;
  • apresentar um retorno financeiro positivo para a empresa ou para o país.
 
Em termos de número de intervenções, cerca de 26% (220) são de melhoria dos sistemas de telecomunicações, 20% (172) para a redução da sinistralidade e 16% (136) para reabilitação das vias. As restantes obras dividem-se entre intervenções de estabilização de taludes, reabilitação de obras de arte e reabilitação de edifícios.
 
Em termos de valores de investimento, a maior parte será aplicado na reabilitação das vias, com 208 milhões de euros. 
 
O Plano insere-se na estratégia de programação otimizada das intervenções da Infraestruturas de Portugal (IP), que permite uma maior interligação entre a IP e as empresas fornecedoras deste setor. Espera-se que esta programação possa reduzir significativamente os custos do “procurement”.
 
O Plano de Proximidade Rodoviária também se encontra disponível para consulta.