Trabalhos na Linha do Norte terminam no primeiro semestre de 2024

Investimentos
Ferrovia
  • Linha do Norte: fotografia 1

Na empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia, encontram-se concluídos ou em fase de conclusão os seguintes trabalhos:

  • Substituição integral da superestrutura da via; 
  • Saneamento/tratamento da substrutura da via em zonas pontuais; 
  • Estabilização/Tratamento de taludes; 
  • Trabalhos de alteração de PH; 
  • Alteração dos layout das estações de Granja e Vila Nova de Gaia; 
  • Implantação de duas novas diagonais de contravia entre Miramar e Francelos; 
  • Implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte do Apeadeiro de Francelos; 
  • Substituição integral do sistema de catenária por Tipo LP12, entre o Km 318,600 e o Km 327,000 (fim da zona das vias de resguardo a norte de Francelos); 
  • Renovação integral dos postos de catenária;
  • Adaptação da Catenária, na Estação de Vila Nova de Gaia, resultante das intervenções/alterações ao nível da via férrea, nomeadamente inserção/substituição de AMV e eventual ripagem de vias férreas;
  • Catenária na restante extensão deste trecho de via;
  • Implementação do sistema de RCT+TP;
  • Vedação do canal ferroviário.

Estruturas de Desnivelamento


De igual modo, foram já concluídas ou estão em fase conclusão as seguintes obras de arte de desnivelamento destinadas à supressão de passagens de nível e atravessamentos entre plataformas de passageiros da Linha do Norte:

  • Passagem Inferior de Peões ao Km 317,864,
  • Passagem Superior de Peões ao Km 320,434,
  • Passagem Superior de Peões ao Km 321,709,
  • Passagem Superior de Peões ao Km 324,863,
  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 325,225,
  • Passagem Inferior de Peões ao Km 326,060,
  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 326,546,
  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 331,754,
  • Passagem Inferior Rodoviária ao Km 315,480,
  • Passagem Inferior Pedonal ao Km 322,720,
  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 323,845,
  • Passagem Inferior de Peões ao Km 327,675,
  • Passagem Inferior de Peões ao Km 329,234,
  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 332,531,
  • Passagem Superior de Peões ao Km 315,791.
  • Substituição do tabuleiro da PIR ao PK 332+531;

Estruturas de Atravessamento e de Passageiros


Encontra-se em curso a construção de novas estruturas para atravessamento:

  • Passagem Inferior para Tráfego rodoviário Ligeiro ao Km 319,902,
  • Passagem Inferior Rodoviária ao Km 320,968,
  • Passagem Inferior Rodoviária ao Km 324,560.

Para a melhoria das acessibilidades e condições de circulação dos utilizadores diretos do transporte ferroviário, estão também a ser realizadas intervenções nas plataformas de passageiros.

Encontram-se concluídos ou em fase de conclusão os trabalhos de alteamento/alargamento de plataformas nas estações de Gaia, Granja e Valadares e nos Apeadeiros de Aguda, Miramar, Francelos e Coimbrões e os trabalhos de alteamento/alargamento de plataformas no Apeadeiro de Madalena.

No âmbito deste investimento foi já instalado e colocado em serviço o sistema de sinalização eletrónica entre Esmoriz e Gaia e sua integração no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto, o sistema de controlo automático de velocidade e os sistemas de telecomunicações.