Reabertura do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I

Aberturas ao tráfego
Conservação e Manutenção
Requalificação do Património
Rodovia
  • Reabertura do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I
  • Reabertura do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I
  • Plano de vista inferior do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I

A Infraestruturas de Portugal informa que o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, que liga os concelhos do Porto e Vila Nova de Gaia, reabriu ao trânsito, hoje 14 de abril, às 10h00.

A Ponte Luiz I foi alvo de obras de reabilitação no Tabuleiro Inferior. Com esta empreitada foram reabilitadas um conjunto de anomalias já identificadas e outras que foram avaliadas no âmbito dos trabalhos de decapagem geral da pintura e corrosão existentes.

Trabalhos de Intervenção

Para além da reparação das anomalias identificadas, a maioria das quais relacionadas com a corrosão superficial de elementos metálicos, foi necessária a substituição pontual de rebites, a retificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a substituição das juntas de dilatação, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afetados.

A intervenção no tabuleiro inferior teve ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro. 
 


Sobre a Ponte Luiz I

A Ponte é um dos ex-libris da zona ribeirinha das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, integrada na zona classificada como Património Mundial pela Unesco, cuja estrutura contém um arco principal de 172,5 m de vão e 49 m de flecha; um tabuleiro superior, com cerca de 391 m de desenvolvimento entre eixos dos encontros superiores, destinado à circulação do Metro do Porto e de peões; e um tabuleiro inferior, com cerca de 174 m de desenvolvimento entre eixos dos encontros inferiores. 

Projetada pelo engenheiro belga Teófilo Seyrig, um dos discípulos do arquiteto francês Gustave Eiffel, a Ponte D. Luiz I foi inaugurada em 1886 para ligar a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, tendo sido construída para substituir a antiga ponte suspensa que existia no mesmo local. 

É através do seu tabuleiro inferior que, diariamente, milhares de veículos e peões, especialmente turistas, fazem a travessia entre as duas cidades, pelo que o seu papel como via de passagem é fundamental e tem de ser assegurado, nas convenientes condições de segurança rodoviária e pedonal.