Nova FCSH oferece novamente livros aos passageiros nas Estações ferroviárias de Entrecampos, Santa Apolónia e Évora

Responsabilidade Social
Cultura e Lazer
Estações
  • Nova FCSH oferece livros aos passageiros nas Estações ferroviárias de Entrecampos, Santa Apolónia e Évora

A associação da IP a esta iniciativa, que decorre no Dia Nacional da Cultura Científica, vem reforçar o papel das estações ferroviárias como espaços de encontro e de vivência, abertos à comunidade e à cultura.

No dia 24 de novembro a NOVA FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa), em parceria com a CP – Comboios de Portugal e a Infraestruturas de Portugal, volta a distribuir livros gratuitamente, desta vez a bordo do comboio que realiza o percurso Lisboa-Évora e nas estações ferroviárias de Évora, Entrecampos e Santa Apolónia. 

A iniciativa, enquadrada no âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, decorre entre as 9h00 e as 18h00 em Lisboa e entre as 10h30 e as 16h30 em Évora.

Serão distribuídos livros a bordo nas seguintes viagens: 

  • 13h32: Oriente – Évora;
  • 16h57: Évora – Oriente.

O Dia Nacional da Cultura Científica, criado em 1996 em homenagem a Rómulo de Carvalho, pretende celebrar a ciência, despertar o interesse e promover o ensino e a cultura científica em Portugal. 

O projeto “Ler é viajar, viaje com a NOVA FCSH” teve a sua 1.ª edição em 5 de maio de 2023 nas estações de Entrecampos, Santa Apolónia e Sete Rios, em Lisboa, tendo sido doados 1900 livros editados pelas Unidades de Investigação, num incentivo da população à leitura.

Integrado no 11.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Cidades e Comunidades Sustentáveis, das Nações Unidas, este projeto pretende promover a literacia, combinando a leitura e o gosto de viajar, numa filosofia de consciencialização sobre a importância da construção de cidades mais inclusivas e resilientes, num compromisso de inclusão com a comunidade. O principal objetivo é integrar as comunidades com menos acesso à informação, dinamizando a partilha de conhecimento.

Nesta edição, a NOVA FCSH pretende doar 2300 livros repartidos pelas várias estações, contando com autores/as como Rui Zink, António Jorge Gonçalves, Moisés Espírito Santo, Joana Cunha Leal, entre outros/as. Os temas das obras são variados, passando pela literatura, arte, arquitetura, urbanismo, sociologia e história.

A associação da IP a esta iniciativa reforça o papel das estações ferroviárias como espaços de encontro e de vivência, abertos à comunidade e à cultura.

Cientes do impacto que qualquer crise financeira tem nas famílias portuguesas, neste contexto é ainda mais importante assegurar o acesso à Cultura e ao Saber.