Linha da Beira Baixa

Mercado Nacional

À Infraestruturas de Portugal (IP) cabe, entre outras missões, assegurar e garantir a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e segurança das suas estruturas, nomeadamente, das pontes e túneis.

A avaliação global do estado de cada obra de arte é baseada em diferentes indicadores, provenientes de várias fontes de informação, destacando-se os resultantes das inspeções periódicas a que estão sujeitas e que a IP desencadeia seguindo um planeamento próprio.

Neste contexto, e no âmbito de inspeções efetuadas às pontes ferroviárias da Linha da Beira Baixa, foram detetadas algumas anomalias nas fundações imersas da Ponte do Zêzere, ao km 157,701, no concelho da Covilhã.

Para dar resposta a esta necessidade a IP procedeu à consignação da Empreitada de Reforço e Reabilitação das Infraestruturas da Ponte do Zêzere, contemplando, entre outros trabalhos:

  • Encamisamento do pilar P1 com uma lâmina de betão armado, a toda a altura. Será utilizada uma cofragem que simule a cantaria, assim como um betão colorido, idêntico à cor da alvenaria de forma a minimizar o impacto visual da solução;
  • Encamisamento dos pegões dos pilares P2 e P3, através de uma cinta de betão armado, e um tapete de enrocamento de proteção do leito do rio;
  • Substituição dos aparelhos de apoio fixos da ponte e reabilitação dos aparelhos de apoio móveis.
  • Reforço do encontro de saída com tirantes de aço inox;
  • Reabilitação das alvenarias através de refechamento de juntas e injeções.

A empreitada foi adjudicada à empresa Teixeira Duarte SA pelo valor de 849.331,91 euros, com um prazo de execução de 180 dias de calendário. A gestão, coordenação e fiscalização dos trabalhos será assegurada pela IP.

A Ponte do Zêzere, ao km 157,701 na Linha da Beira Baixa, foi construída em 1890 com um comprimento total de 104 metros. É uma ponte metálica com pilares e encontros de alvenaria, forrados exteriormente por cantaria, fundados diretamente no maciço rochoso.

Em 1920, do lado sul, foi construído um tramo de margem metálico, independente, com um vão de cerca de 21 metros e um novo encontro. Nessa data procedeu-se igualmente ao prolongamento do encontro norte, passando a ponte a ter um cumprimento total de 156 metros.

Mais recentemente, em 1990, o tramo de margem metálico foi integralmente substituído e reforçada a superstrutura da ponte.