IP realiza demonstrações e simulacros ferroviários

Ferrovia
Segurança
  • IP realiza demonstrações e simulacros ferroviários.
  • IP realiza demonstrações e simulacros ferroviários .
  • IP realiza demonstrações e simulacros ferroviários .
  • IP realiza demonstrações e simulacros ferroviários.

No arranque das comemorações do mês da Proteção Civil, a IP participou em demonstrações e simulacros ferroviários que se realizaram em várias localidades do país.

Nos dias 1 e 2 de março, a IP participou nas ações que se realizaram na Marinha Grande, Castelo Branco, Estremoz e Albufeira.  


Exposição de meios técnicos na Marinha Grande


No exterior do pavilhão onde decorreram as comemorações, a IP expôs uma UMIA - Unidade Móvel de Inspeção e Apoio, equipamento que suscitou grande interesse e interatividade do público e da comunidade escolar em particular.

Realizou-se também uma sessão no auditório do edifício da Resinagem, na qual foi elogiado o trabalho desenvolvido e salientada a importância de toda as entidades e sociedade civil enquanto agentes de proteção civil.


Simulacro Ferroviário “Gavião’24”


O simulacro “Gavião’24” resultou da organização conjunta do Comando Regional do Alentejo e do Comando Sub-regional do Alto Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Gavião, da Infraestruturas de Portugal e da CP – Comboios de Portugal, das corporações de Bombeiros do Alto Alentejo, Médio Tejo e Beira Baixa, de elementos da GNR, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Força Especial de Proteção Civil, Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, E-Redes e Altice.

O exercício, de nível nacional, teve início às 21h30 do dia 1 de março e contou com a participação de mais de 250 operacionais e 32 figurantes. Teve como cenário o descarrilamento de um comboio de passageiros na sequência de uma colisão com uma pedra de enormes dimensões, ao PK 35,000 da Linha da Beira Baixa, no município do Gavião.


Simulacro Ferroviário"GuimaraEX2024"


Este simulacro constituiu um dos primeiros exercícios realizados na Linha de Guimarães, após a sua remodelação, e realizou-se no apeadeiro de Covas, tendo tido início às 01:20 horas, do dia 2 de março. 

O exercício consistiu na simulação de um acidente ferroviário, resultante do choque de uma composição de passageiros com um automóvel, num quadro de condições meteorológicas adversas, sob decreto de alerta vermelho que ativa o Plano de Emergência Municipal de Proteção Civil.

Estiveram envolvidos 111 operacionais e 44 veículos das seguintes entidades: IP, bombeiros de Guimarães, Caldas das Taipas, Riba de Ave, Vizela e Fafe, e também do INEM, PSP, Serviços de Proteção Civil de Guimarães, Polícia Municipal, CP, E-Redes, Cruz Vermelha Portuguesa, Junta de Freguesia de Urgezes, Vitrus Ambiente, sendo os figurantes da Associação de Escuteiros de Portugal e do Corpo Nacional de Escutas.