IP presente no Seminário de Imobiliário Logístico

Mercado Internacional
Mercado Nacional
Oportunidades
Rodovia
Eventos
Ferrovia
  • Seminário de Imobiliário Logístico
  • Plano da 3ª sessão do Seminário de Imobiliário Logístico

A Infraestruturas de Portugal esteve presente na primeira edição do Seminário de Imobiliário Logístico, que decorreu no dia 29 de março no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.


A APLOG – Associação Portuguesa de Logística, organizou pela primeira vez um seminário dedicado ao tema do imobiliário logístico em Portugal. 

O evento teve como objetivo juntar os principais representantes do setor, dar a conhecer a visão global sobre o mercado imobiliário logístico, partilhar conhecimento e potenciar parcerias. Para o efeito, foi dividido em 4 sessões: 

  • Sessão 1 - “Expectativas dos Investidores”; 
  • Sessão 2 - “Ordenamento e o Planeamento” do território;
  • Sessão 3 - “Valor das Infraestruturas”;
  • Sessão 4 – “Desafios e Oportunidades”.

Raúl Magalhães, presidente da APLOG, deu início à sessão de abertura com uma nota sobre o impacto global da pandemia que teve um efeito nas cadeiras logísticas. Relembrou os presentes da crescente tendência de globalização do mercado e adiantou algumas ideias a ser debatidas durante todo o dia. 

Já Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, integrou o painel de debate da sessão dedicada ao Valor das Infraestruturas onde realçou “o grande trabalho que a IP tem desenvolvido e irá continuar a realizar, no âmbito dos programas de investimento atualmente em execução (Ferrovia2020, PNI2030 e PRR), na criação de novas infraestruturas de transporte terrestre, mais seguras, mais eficientes e sustentáveis, potenciando fortemente a capacidade exportadora da economia nacional”. 

Destacou também “a importância do trabalho conjunto com os promotores, que é especialmente relevante no transporte ferroviário, onde, por exemplo, o correto dimensionamento do layout do terminal é essencial para aumentar a eficiência e reduzir custos de transporte, evitando-se desta forma a criação de condicionantes operacionais/funcionais.”