IP lança "Rota Autoria de Leopoldo Battistini"

Património
Estações
Ferrovia
  • Fotografia da Rota Autoria de Leopoldo Battistini
  • Rota de Azulejos da Autoria de Leopoldo Battistini - Fotografia 2
  • Rota de Azulejos da Autoria de Leopoldo Battistini - Fotografia 4
  • Rota de Azulejos da Autoria de Leopoldo Battistini - Fotografia 1
  • Rota de Azulejos da Autoria de Leopoldo Battistini - Fotografia 3

As Rotas dos Azulejos são um projeto da IPP que convida à descoberta do extenso património azulejar artístico, histórico e cultural de Portugal, patente em inúmeras estações da rede ferroviária nacional e em muitas das estradas sob gestão da IP.

Nesta terceira Rota Autoria procura-se enaltecer o património azulejar, desta vez através da obra de Leopoldo Battistini - ou sob a sua orientação - na Fábrica de Cerâmica Constância, nas Janelas Verdes, em Lisboa.

Nascido em Itália em 1865, Leopoldo Battistini trocou o curso de engenharia pelo de Belas-Artes nas Academias de Roma e Florença.

O seu talento atravessa fronteiras e por proposta do ministro Emídio Navarro, o Governo português contrata-o para professor de Desenho e de Pintura na Escola Industrial de Brotero, em Coimbra. Anos mais tarde, devido ao clima político que o país atravessava, Battistini orientou a sua vida artística no sentido da cerâmica, arte que, tendo largas tradições nacionais, recebeu do artista italiano um extraordinário impulso inovador.

Nas estações ferroviárias de Elvas, de Leiria, de Cabeço de Vide, de Fronteira, de Leça do Balio, de São Mamede de Infesta e de São Gemil é possível admirar os painéis de azulejos de Leopoldo Battistini, que datam dos anos 30 do século XX. São composições figurativas enquadradas nos alçados exteriores dos edifícios de passageiros.

Na Fábrica de Cerâmica Constância foram pintados por João Rosa Rodrigues e Francisco Branco os painéis de azulejos da estação de Pinhal Novo, que também mostramos nesta rota.

Para conhecer a obra de Leopoldo Battistini e todo o trabalho desenvolvido na arte da azulejaria consulte o folheto aqui: