IP Engenharia Participa em Conferência Internacional de Transportes de Moçambique

Estudos de Transportes
Mercado Internacional
  • IP Engenharia Participa em Conferência Internacional de Transportes de Moçambique

IPE marca presença no painel “Southern & Eastern Africa Rail spotlight - plans, challenges and future expansion needed” da Conferência internacional “Transport Evolution Mozambique Forum & Showcase”.

Amílcar Monteiro, Administrador da IP Engenharia, participou na conferência internacional “Transport Evolution Mozambique Forum & Showcase”, o mais importante evento do setor dos transportes que se realiza anualmente em Moçambique, que se realizou de 21 a 23 de julho em formato virtual.

O evento contou com o alto patrocínio do Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Janfar Abdulai, e com a participação das autoridades de transporte e das maiores empresas do setor de vários países da África Austral

Trata-se de um evento que tem como objetivo, por um lado, promover o potencial de Moçambique no que diz respeito ao setor dos transportes ao nível regional, sublinhando a mais-valia das infraestruturas e da operação de transporte de carga que o país dispõe, e por outro lado analisar e debater a problemática em torno do desenvolvimento deste setor.

A apresentação de Amílcar Monteiro fez parte do painel “Southern & Eastern Africa Rail spotlight - plans, challenges and future expansion needed”, no qual também participaram gestores das empresas do setor ferroviário de Moçambique, Namíbia, Africa do Sul e Zâmbia.

Na sua intervenção, sublinhou os benefícios de uma boa articulação institucional e operacional entre as várias estratégias de desenvolvimento das redes de infraestruturas de transporte: rodovia, ferrovia e portos, como fator determinante para que possam desempenhar um papel decisivo na economia de Moçambique. Amílcar Monteiro deu exemplos de ações que podem contribuir para a implementação deste desígnio, designadamente ao nível da integração dos planos ao mais alto nível e das soluções para a captação de investimento estrangeiro para a construção e operação das infraestruturas de transporte.