Instalação de sistema de monitorização em pavimento

Inovação
Mercado Nacional
Rodovia
  • Instalação de sistema de monitorização em pavimento.
  • Instalação de sistema de monitorização em pavimento.

O projeto mobilizador REV@CONSTRUCTION, do qual a IP é parceira, desenvolve e fornece soluções digitais às empresas do setor, nomeadamente a empresas de gestão de empreendimentos e empresas de construção.

No âmbito da criação de novos Produtos, Processos ou Serviços (PPS) do Living Lab Pavimentação do REV@CONSTRUCTION, foram realizados, no passado dia 21 de março, os trabalhos de instalação do sistema de monitorização num pavimento real.

A operação contou com a participação de um conjunto de entidades copromotoras do projeto REV@CONSTRUCTION, nomeadamente, a Infraestruturas de Portugal, a Universidade do Minho, a Mota-Engil, o LNEC e o Built CoLAB, contando ainda com a colaboração de outras entidades como a Subconcessionária Douro Interior e a Mota Engil ATIV, e o fornecedor dos sensores de fibra ótica, HBK Fibersensing.

Os trabalhos consistiram na instalação dos sensores de fibra ótica no pavimento do IC5 (subconcessão Douro Interior), 
junto ao nó de Lodões. Este sistema de monitorização permitirá obter dados em tempo real sobre o tráfego e temperatura do pavimento que servirão de base para a avaliação do comportamento do mesmo ao longo do ciclo de vida e, consequentemente, melhorar a gestão deste tipo de ativos.
 
A montagem da operação envolveu a realização dos cortes transversais no pavimento, tendo os trabalhos abrangido a abertura de 2 rasgos transversais nas faixas de rodagem,  com uma profundidade de cerca de 13 cm, onde foram colocados os troços de fibra ótica que incluem um conjunto alargado de sensores que  irão medir as tensões e a temperatura no pavimento para identificar e medir as deformações causadas pela passagem do trefego rodoviário.

Foram colocados 4 sensores no rasgo, tendo após a sua colocação sido testadas as ligações dos mesmos ao sistema de aquisição e  pré-processamento de dados e realizados os testes preliminares ao seu funcionamento.

Em paralelo decorreram os trabalhos de selagem dos rasgos com resina asfáltica por forma a garantir a proteção dos sensores e reposição das condições do pavimento por forma a garantir as condições de segurança para permitir a reabertura das faixas de rodagem. 

Seguiu-se a ligação dos sensores ao servidor que vai permitir obter dados relativos à resposta do pavimento quando sujeito a solicitações externas, nomeadamente, as que são impostas pelos veículos que circulam na referida estrada e as que resultam de variações de temperatura no pavimento.


 Projeto mobilizador REV@CONSTRUCTION


O projeto propõe uma abordagem transversal a toda a indústria da construção, estando sustentado em pilares fundamentais da I&D: uma abordagem metodológica consistente, parceiros com conhecimento técnico-científico reconhecido e complementar, uma gestão e coordenação integradora e uma forte ligação à indústria, capaz de garantir a adequada especificação dos problemas e um desenvolvimento orientado para as necessidades reais.

O motor dessa I&D será o desenvolvimento de diversas ferramentas digitais ligadas a aspetos fundamentais da indústria, desde a metodologia Building Information Modeling (BIM) até ao fabrico e aplicação do betão e dos pavimentos rodoviários, bem como apoiando as análises de ciclo de vida das obras.

Estas ferramentas serão desenvolvidas recorrendo a investigação em áreas digitais de ponta como a realidade aumentada, o blockchain, a sensorização, a IoT, entre outras.

O projeto é liderado pela, liderado pela Teixeira Duarte – Engenharia de Construção, SA e conta com a participação de mais 19 parceiros nacionais, entre empresas, universidades e laboratórios.

Este projeto é financiado pelo PT2020 / Compete 2020.

FC