Estabilização de Taludes no Concelho de Góis, Distrito de Coimbra

Aberturas ao tráfego
Alertas / Avisos / Condicionamentos
Rodovia
  • Estabilização de Taludes no Concelho de Góis, Distrito de Coimbra.

Foi concluída a empreitada de estabilização de taludes de escavação na ER2 e na ER344.

Teve lugar a conclusão da Empreitada “ER2 km 305+000; ER344 km 87+500 - ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES DE ESCAVAÇÃO “, no Concelho de Góis, Distrito de Coimbra,

A presente intervenção teve como objetivo a minimização de escorregamentos e quedas de blocos ou massas rochosas para as vias, ao Km305+000 da ER 2 e ao Km87+500 da ER 344, na freguesia de Alvares, concelho de Góis, com vista à reposição de condições de segurança e circulação rodoviária.

Os trabalhos no km 305+000 da ER2 incluíram limpeza e saneamento de blocos em risco de queda e de reperfilamento pontual das pontas rochosas mais salientes, situadas principalmente na parte superior do talude e na sua zona central. 

Posteriormente foi aplicado um sistema composto por redes metálicas de alta resistência, pregadas ao maciço e reforçadas com pregagens nas áreas centrais da malha, na zona onde o talude tem maior altura, e um sistema de redes metálicas de encaminhamento para pequenos blocos e fragmentos rochosos, nas zonas laterais de menor altura do talude.

No km 87+500 da ER344 foram efetuados os reperfilamentos para uma inclinação mais suave, e executada uma banqueta de estabilização a 8m de altura. Complementarmente, foi também implementado um sistema de drenagem superficial, em meias-manilhas ao longo da crista e banqueta do talude. Preconizou-se o Acompanhamento Ambiental da Empreitada.


Quanto ao condicionamento, recorreu-se à circulação de tráfego alternado em ambos os troços.