Candidatura e metas climáticas da IP aprovadas pelo Science Based Targets Iniative

Ambiente e Sustentabilidade
Geral
  • Science Based Targets Iniative

A IP possui um vasto leque de ativos sob sua gestão, cujo funcionamento e operação exige um elevado consumo energético e consequentemente a produção, direta e indireta, de uma grande quantidade de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE). 

Por este motivo, a IP, tem apostado numa estratégia de descarbonização assente em várias iniciativas, onde se inclui a sua adesão ao compromisso climático mundial Business Ambition for 1,5 ºC, criado pela Nações Unidas (UN-Global Compact), World Wilde Fund for Nature (WWF), World Resources Institute (WRI), CDP – Disclosure Insight Action e o Science Based Targets Iniative (SBti).

O compromisso Business Ambition 1.5º C consiste num movimento voluntário de adesão global de empresas, a nível mundial, que pretendem descarbonizar a sua atividade e os seus processos de negócio, em linha com os objetivos do Acordo de Paris, para limitar o aumento da temperatura global a 1.5° C, acima dos níveis pré-industriais, sendo o SBTi o standard e a entidade de referência para a validação da ambição climática das empresas.

A adesão foi sinalizada pela IP através da assinatura de uma Carta de Compromisso, tendo a IP desde então vindo a materializar todos os passos subsequentes desta iniciativa, que envolveram uma análise exaustiva de todos os processos de negócio da cadeia de valor da Empresa, que contribuem de forma mais ou menos direta como fontes de emissão de GEE.

Para o cumprimento destas metas tão exigentes para a IP, nos próximos meses e anos irão ser promovidas ações e medidas de redução de emissões, em vários eixos de atuação: ao nível da eficiência e transição energética, na redução da pegada carbónica na aquisição de materiais e serviços, na produção e consumo de energia renovável e na mobilidade sustentável. Este desafio permitirá que a IP dê o seu importante contributo para as metas nacionais e internacionais de redução carbónica.

Science Based Targets Iniative - Relatório