Abertura ao tráfego na A25 entre Vilar Formoso e a fronteira

Aberturas ao tráfego
Rodovia
  • A25 - Vilar Formoso / Fronteira
  • A25 - Vilar Formoso / Fronteira
  • Serrano Gordo - vice presidente da IP

A entrada hoje ao serviço deste troço, em simultâneo com o troço da A62 - Autovía de Castilla, em Fuentes de Oñoro, assegura a ligação direta, por autoestrada, desde o Porto de Aveiro à fronteira com Espanha.

A cerimónia de abertura ao tráfego do troço final da A25 entre Vilar Formoso e a fronteira decorreu hoje, no Nó de Vilar Formoso, e contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado, da Subdelegada do Governo de Salamanca, María Encarnación Pérez Álvarez, do Alcaide de Fuentes de Oñoro, Isidoro J. Alanís Marcos, do Diretor Geral de Estradas do Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Javier Herrero Lizano, e do vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo. 

Com a entrada hoje ao serviço deste lanço com 3,5 quilómetros, fica concluída a A25 em toda a sua extensão, ligando diretamente, através de autoestrada, o litoral do país, na zona do Porto de Aveiro, à fronteira com Espanha. Também hoje, em território espanhol, entrou ao serviço o troço da A-62 - Autovía de Castilla, com 3,2 quilómetros, entre Fuentes de Oñoro e a A25, possibilitando a ligação rodoviária de Portugal à Europa integralmente em perfil de autoestrada.

A construção desta via entre o Nó de Vilar Formoso e a fronteira envolveu um investimento total de 14,9 milhões de euros, cofinanciado por fundos pela União Europeia, e a sua concretização assegura importantes ganhos ao nível da mobilidade e segurança rodoviária, em particular para o tráfego de longo curso de veículos pesados, que agora dispõem de uma infraestrutura mais eficiente, com melhores condições de comodidade e de segurança na ligação com a Europa. Recorde-se que é na fronteira em Vilar Formoso que existe o maior atravessamento rodoviário transfronteiriço de veículos pesados.

Também para a economia nacional decorrem benefícios significativos com o reforço da capacidade exportadora das empresas, através da redução dos tempos de percurso e, consequentemente, com a redução dos custos de transporte. 

A construção deste troço compreendeu, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • A execução de via com 3,5 quilómetros de extensão em perfil de autoestrada; 
  • A reformulação do atual Nó de Vilar Formoso;
  • A construção de um viaduto com 330 metros de extensão, sobre a ribeira de Tourões;
  • A realização de dois ramos de acesso ao Nó de Fuentes de Oñoro, já em território espanhol;
  • A criação de duas rotundas e de sete restabelecimentos que assegurarão a ligação com a rede viária local.

Abertura A25 - troço Vilar Formoso/fronteira