Aberta a Variante à EN14 entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal

Aberturas ao tráfego

O troço da Variante à EN14 entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal foi aberto ao tráfego hoje, dia 21 de dezembro. Com um investimento de 5,2 milhões de euros, a obra pretende reforçar a mobilidade e as condições de circulação e de segurança rodoviária das populações e empresas do concelho da Maia.

Durante a empreitada foram realizados os seguintes trabalhos:

  • Criação de uma plataforma rodoviária, numa extensão total de 1,8 km, constituída por uma via por sentido com 3,50 metros de largura e 1,50 metros de bermas laterais;
  • Reformulação do Nó do Jumbo e construção de um novo Nó com a Via Diagonal, que incluiu a construção de quatro rotundas de modo a assegurar a ligação com a rede viária local existente;
  • Execução de restabelecimentos da rede viária local através da reposição de arruamentos;
  • Construção de duas Passagens Superiores.

 

O empreendimento da EN14 liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, através da EN14 e da nova Variante. 

Numa primeira fase foi executada uma empreitada de requalificação da EN14, numa extensão de quatro quilómetros e com um investimento associado de 3,2 milhões de euros. Este troço está em funcionamento desde julho de 2019, após ter sido concluída a duplicação de via entre Vitória e a rotunda da Variante de Famalicão, e a beneficiação entre Santana e Vitória, a qual incluiu a nova rotunda de Santana.

Relativamente à Variante à EN14, esta é dividida por quatro troços e empreitadas independentes:

  • Interface Rodoferroviário da Trofa – em serviço;
  • Empreitada entre o Nó do Jumbo e a Via diagonal – em serviço;
  • Troço entre a Via Diagonal e o Interface Rodoferroviário da Trofa – em concurso;
  • Troço entre Santana e Trofa – em fase de projeto.

Estas intervenções no corredor entre a Maia e Vila Nova de Famalicão visam melhorar as condições de segurança e acessibilidade numa zona densamente povoada e com grande dinâmica empresarial, mas fortemente condicionada pelo elevado grau de congestionamento e pressão marginal que caraterizam a atual Estrada Nacional.

As especificidades intrínsecas das zonas atravessadas, que implicam necessariamente soluções adequadas, assim como os diferentes estágios de desenvolvimento dos projetos de execução, levaram à subdivisão das intervenções em três lanços principais: “Maia | Trofa”, “Variante à Trofa” e “Trofa | Vila Nova de Famalicão”.

O investimento neste corredor é prioritário e para além de solucionar os problemas de fluidez de tráfego, contribui igualmente para aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28). No mesmo sentido pretende-se potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões e melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias.

 

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